sexta-feira, 23 de julho de 2010

15 semanas - Já sinto o neném se mexendo!


Apesar de toda a decepção e tristeza que eu ando passando, e chorar litros praticamente todos os dias, estou feliz de saber que o neném tá crescendo e serelepando aqui dentro da minha barriga.
Toda vez que deito com a barriga pra baixo, ou de lado meio que espremendo a barriga, sinto vários pulinhos. E esses são diferentes do que eu sentia quando estava com 11/12 semanas. São mais fortes! Olha que bonitinho!
Ainda não dá pra sentir se colocar a mão por cima da barriga, só dá pra sentir por dentro mesmo.
Agora estou doida pra chegar dia 30 logo pra eu poder fazer meu US e ver o baby de novo!
Estou muito cansada, não consigo dormir direito e mais enjoada do que nunca. Já fazem uns 3 ou 4 dias que estou indo dormir 4hrs da manhã, e acordando antes das 9hrs. Estou um caco. Uma olheira gigantesca e horrorosa. Nenhum chazinho de camomila ou erva-doce ajudam.
Preciso estudar pra faculdade, mas estou sem ânimo nenhum... Que coisa!
Também percebi que o bico do meu peito parece estar cheio de "remelinhas" entre aquelas glandulazinhas. Não sei se pode, mas eu tiro tudo... O bico parece que está com aparência de estar descascando as vezes. Eu heim!
.
Essa semana comprei mais roupinhas, comprei fraldas. Apesar de tudo, estou animada e vou levando como dá pra levar...
.
.
.
Evolução do bebê na 15ª semana:
.
Se pudesse pegar o bebê, ele caberia na palma da sua mão. Esta semana, o feto desenvolve sensibilidade à luz e começa a ter soluços, um movimento precursos da respiração. Não dá pra ouví-los porque o sistema respiratório do seu filho está cheio de líquido, em vez de ar, mas não se surpreenda se conseguir sentir os soluços daqui a algum tempo.
.
Embora você provavelmente já tenha engordado entre 2 e 5kg (já devo ter engordado uns 5kg mesmo!), o feto não pesa mais do que 70gr. Ele tem cerca de 11cm de comprimento contando do topo da cabela até o bumbum.
.
As pernas estão ficando mais comprodas que os braços, as unhas já estão completamente formadas e todas as articulações funcionam. Agora talvez já dê pra descobrir o sexo do bebê numa ultrasonografia, pois os órgãos genitais externos podem estar desenvolvidos o suficiente para ser distinguidos.
.
Se a ideia de ter um filho parece muito distante, nada como sentir os movimentos do bebê pela primeira vez para torná-la mais real. (Pois é! mexendo muito!)
A maioria das futuras mães conseguem distinguir os movimentos entre a 16ª e a 20ª semana. Se esta não é sua primeira gravidez, você tem uma chance maior de sentir essa sensação mais cedo. Você pode achar que são meros gases, e na verdade é seu bebê dando cambalhotas.
.
Tome nota de quando sentiu o bebê se mexer pela primeira vez e conte ao médico na próxima consulta. Este estágio intermediário da gravidez é um bom momento para começar a se exercitar.