sábado, 25 de setembro de 2010

Enxoval - Itens de Higiene

A listinha abaixo, foi feita com base em pesquisas de listas na internet afora, e com base também no que lembro de ter usado quando a Marina era neném. Algumas coisas tem comentários sobre o que aprendi, seja na prática, seja em curso de gestante, ou lendo as experiências das mamães com seus filhotes.
* Itens de higiene

- 1 kit higiene (cestinha e potinhos - pra guardar as coisinhas)
- 1 creme para prevenção de assaduras (usando uma camada FINA a cada troca de fralda, geralmente essa pomada, com 90gr, dura 1 mês ou mais, mas depende da quantidade de fraldas que o bebê usa por dia)
- 2 fita adesiva (pra usar na fralda caso o adesivo não cole direito, ou na fralda de pano, caso o bebê precise usar)
- 1 caixa de cotonete
- 1 kit escova/pente (pente só pra quando o neném tiver mais cabelinho, pois no começo só usa escovinha mesmo)
- 1 kit cortador/tesourinha/lixa de unha (geralmente se usa só o cortador)
- 1 garrafa de álcool 70% (para limpar o umbigo)
- Pacotinhos de gaze (para cuidados com o coto umbilical até que caia e para limpar as gengivas depois das mamadas)
- 2 pacotes de algodão
- 1 pote de lenços umedecidos
- 1 sabonete neutro ou glicerinado (inicialmente é recomendado utilizar esse tipo de sabonete para evitar alergia)
- 1 saboneteira
- 1 shampoo
- 1 termômetro
- 1 trocador
- 1 banheira
- 1 suporte para banheira (nossas costas agradecem)
- 1 tummy tub ou balde
- 1 óleo mineral ou de amêndoas (ideal para ajudar a limpar a cabecinha do bebê caso apresente crosta láctea [aquelas casquinhas meio amareladas que podem aparecer na cabecinha do bebê] e pra ser usado na limpeza das primeiras trocas de fralda onde o bebê ainda faz aquele primeiro cocô, o mecônio)
- 20 fraldas de pano com bainha (para ajudar na amamentação quando o bebê for arrotar, para limpar a boca, ou até mesmo para usar no bebê caso apresente alergia a fralda descartável ou esteja com assaduras, onde o uso da fralda descartável deve ser interrompido até a melhora. O tecido de algodão ajuda a pele do bebê a respirar melhor)
- 1 bolsinha d'água
- 1 oleo para massagem (ótimo pra fazer massagem no bebê para quando estiver com cólica, ou pra relaxar mesmo)
- 6 pacotes de fraldas descartáveis tamanho P (Caso o bebê nasça com mais de 3,5kg, fraldas RN não servirão. Vale lembrar que é interessante variar marcas para o caso do bebê ter alergia)
- 3 toalhas com capuz
- 3 toalhas fraldas
- 1 seringa descartável
- 2 Higiapele
- 1 hidratante


* Itens desnecessários

- Babador (enquanto o bebê mamar exclusivamente no peito, não é necessário)
- Termômetro pra banho (o melhor termômetro pra medir a temperatura da água ainda é nosso antebraço)
- Espuma/rede pra banheira (são pra ajudar a segurar o bebê enquanto toma banho. Se você segurar bem, não são necessários)
- Conta-gotas (se for necessário dar algum remédio que precise dele, o conta gotas já vem incluso)
- Vaporizador (só deve ser usado com orientação do pediatra, caso contrário, não há necessidade)
- Brinquedinho para banho (um bebê recém nascido não irá dar importância pro bicho boiando na água e nem vai saber o que é. É ideal para quando o neném já começar a brincar quando conseguir tomar banho sentadinho)
- Garrafa térmica (água morna do chuveiro tem o mesmo efeito)


* Itens opcionais

- Sabonete líquido (se vc usa uma mão pra segurar o bebê, como vai soltá-lo pra apertar o frasco com uma mão e jogar sabão na outra? a não ser que saia jogando sabão em cima da criança ou sempre tenha ajuda de alguém)
- Colônia (o bebê já tem um cheirinho gostoso característico, no banho, sabonete e shampoo já deixam cheirinho. Caso opte por comprar colônia, deve se usar na roupinha, e não direto na pele do bebê)
- Aspirador nasal (É bom lembrar que para casos em que é necessário fazer somente a limpeza do nariz, é desaconselhável devido a entrada de ar que pode acumular fungos naquela parte gordinha onde apertamos e acabar sendo perigoso pra saúde do bebê, sendo preferível o uso da seringa com 3ml de água filtrada ou soro, mas durante uma emergência, caso o bebê sufoque por causa de entupimento, pode ser muito importante!)
- Lixeira com pedal
- Cesto pra roupa suja
- Loção antimosquito (caso você sofra com pernilongos ou outros insetos em casa. Só deve ser usado em bebês com mais de 6 meses.)


* Itens que não devem ser usados

- Talco (é muito perigoso já pode causar alergia e pode fazer o bebê sufocar com aquele pó voando em cima dele)
- Funchicórea (de início parece ser uma benção pra calar a boca do bebê, mas aquilo nada mais é que um "docinho" que quando acaba o gosto, faz o bebê chorar outra vez, já que não resolve problema com cólica, não tira fome, não faz dormir, enfim, não tem benefício nenhum. Chega a ser até judiação usar essa porcaria na criança)
- Alfinete (isso existe ainda?)