domingo, 20 de junho de 2010

10 semanas - Cansada e chorona


Que canseira eterna! Não tenho vontade de fazer nada, e tudo agora é motivo pra eu me debulhar em lágrimas.
Hoje mesmo, lá estava eu, escutando "Amanhã é 23" do Kid Abelha, e comecei a chorar! O que diabos tem demais nessa música pra fazer alguém chorar? Mas a frescona aqui, chorou...

Acho que o coopera pra eu ficar assim, é a secura do Edi... parece que ele nem liga mais pra mim e isso me deixa muito triste. Parece que não tenho ninguém com quem contar...
Mas não... não vou entrar nesse assunto...

Bom.. 10 semanas... Estou no 3º mês de gravidez, quase fazendo 11 semanas, quase chegando o dia de eu fazer um ultrassom pra medir a TN.

Olha que bonitinho as informações sobre o que acontece na 10ª semana:

Começa o período fetal. O embrião agora é chamado de feto. Seu comprimento varia de 30 a 42mm e seu peso aproximado é de 5g.

Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a casa minuto. O coração está pronto. Os olhos deslocam-se para frente e os dedos começam a separação.

Já se passou a fase crítica de malformações congênitas, mas fique sempre atenta, pois drogas e raio-X ainda atrapalham o desenvolvimento do feto.

Através da ultra-sonografia é possível medir a translucência nucal, exame que pode indicar o diagnóstico de Síndrome de Down.

O corpo da mamãe está mais redondo, a glândula tireóide está maior devido ao aumento de hormônios. Isso provoca irritação e choros fáceis. (né?)

Por outro lado, o mal estar como os enjoos e azia diminuem. (que mentira, heim!)



Tá explicado minha frescura. Tudo culpa da tireóide!
E ainda achei mais sobre isso, um artigo que fala do "chororô gravídico":


Porque choro na gravidez?

Deixa eu adivinhar: você está grávida e acorda com uma alegria sem fim; no meio da tarde chora compulsivamente ao ver televisão ou uma revista sobre bebês e, pela noite, discute furiosa com o papai por bobagens.

Essas oscilações bruscas de humor na gestante são muito naturais e acontecem por causa das mudanças hormonais como na TPM, pois antes da menstruação, o ovário produz dois hormônios responsáveis pela preparação do corpo para receber um bebê: a progesterona e o estrogênio.

Quando não acontece a fecundação do óvulo, acontece a menstruação e os hormônios voltam para a sua taxa de normalidade. Porém, sua quantidade no corpo enquanto não "desce" é suficiente para causar irritações, sensibilidades e choros da TPM.

Quando o óvulo é fecundado, um hormônio chamado HCG (gonadotrofina coriônica) é produzido e jogado na corrente sanguínea. Esse hormônio é que acusa positivo nos testes de gravidez. Ele somente é produzido quando as mulheres tem o óvulo fecundado e sua função é relatar ao corpo da mulher que tem um bebê em formação e que os hormônios progesterna e estrogênio devem ser produzidos em maior quantidade.

A progesterona e o estrogênio são como um mecanismo do organismo para a proteção da gravidez, sem eles, sua gestação não aconteceria. Só que esses hormônios têm um efeito depressivo, deixando a mulher mais sonolenta, cansada e desanimada.

A produção dos hormônios de progesterona aumenta cerca de 15 vezes durante a gestação e a do hormônio de estrogênio quase 20 vezes. Daí a origem das alterações no humor.



Acho que nem preciso explicar mais né?